top of page

No trabalho você é uma pessoa diferente do que é em casa?

  • Foto do escritor: Equipe MBOX Human
    Equipe MBOX Human
  • 16 de jul.
  • 2 min de leitura

Em um mundo onde a linha entre vida pessoal e profissional se torna cada vez mais tênue, especialmente com as redes sociais ampliando o acesso tanto ao “eu” profissional quanto ao pessoal, surge a pergunta: é possível manter a mesma identidade em todos os contextos da vida?


Imagem: Apple TV
Imagem: Apple TV

Na série "Ruptura", da Apple TV+, a vida no trabalho e fora dele são divididas literalmente: os personagens passam por um procedimento que apaga qualquer conexão entre quem são no escritório e quem são fora dele.


Embora fictícia, a premissa levanta debates sobre os limites dessa separação.


Especialistas apontam que, na realidade, a integração entre os dois mundos pode ser benéfica, promovendo bem-estar e autenticidade no ambiente de trabalho.


“Em uma pesquisa, Maferima Touré-Tillery, professora assistente de marketing da Kellogg School e sua coautora descobriram que as pessoas que considerem suas personalidades como constantes em todos os seus papéis tendem a se comportar de maneira ética mais do que as que acreditam agir de forma diferente em cada papel.”

FONTE: Exame (2018)


“Quando a gente une os nossos vários ‘eus’, a gente amplia o nosso repertório e consegue levar para dentro do ambiente organizacional tudo aquilo que a gente vivencia de aprendizados e de outros conhecimentos” diz psiquiatra e psicanalista Marcelo Veras. 

Fonte: Forbes (2023)


O ideal é que haja um equilíbrio.


Seus funcionários se sentem livres para ser quem realmente são? Ou ainda precisam se moldar demais para caber em um ambiente que não os acolhe por inteiro?


Conheça a MBOX Human:


Te mostramos como criar iniciativas de desenvolvimento humano, cultura e aprendizagem podem transformar o ambiente da sua empresa em um espaço onde os talentos se expressam com autenticidade, confiança e segurança psicológica.


bottom of page